27 de fev. de 2014

ARGHUS | Zagueiro gaúcho faz história no Maribor e projeta reinício do Campeonato Esloveno

Arghus fez boa partida, mas não evitou derrota do Maribor
O NK Maribor, equipe do zagueiro gaúcho Arghus Bordignon, foi eliminado da Liga Europa na tarde desta quinta-feira, 27, ao perder para o Sevilla, na Espanha, por 2 a 1. Os espanhóis marcaram com Reyes, no final da primeira etapa, e Gameiro, aos 14 do segundo tempo. Vrsic descontou para os eslovenos nos acréscimos do segundo tempo. Como a partida de ida terminou empatada em 2 a 2, o Sevilla avançou às oitavas de final da competição. O time espanhol enfrentará seu rival, Betis, na próxima fase.

Mesmo assim, o Maribor fez história, pois nunca uma equipe daquele País havia ido tão longe em uma competição europeia.  “Infelizmente não conseguimos nosso maior objetivo, que era passar de fase. Estou triste com essa situação, pois sabíamos da nossa condição. Mesmo tendo um adversário difícil pela frente, poderíamos ter levado nossa camiseta a lugares mais altos”, lamentou Arghus.

O xerife da zaga do Maribor demonstrou orgulho pela força de vontade da equipe que, nesta competição, encarou de igual para igual grandes clubes europeus.  “Lutamos até o apito final e honramos o manto que vestimos. Quero agradecer a todos que nos apoiaram e torceram e, principalmente, essa torcida que a cada jogo nos encanta e nos emociona cada vez mais. Tenham certeza de que é por vocês que corremos e lutamos sempre”, salientou o camisa 44.

Agora, Arghus espera pelo reinício das competições na Eslovênia. Já no próximo domingo, 2, o Maribor encara seu arqui-rival, Olímpia, em jogo atrasado da quarta rodada do Campeonato Esloveno, onde lidera com 38 pontos, dois a mais que o segundo colocado, Luka Koper. “Temos um jogo a menos e, se vencermos nosso tradicional adversário, abriremos cinco pontos de vantagem, o que nos dará mais tranqüilidade para o restante da competição”, ressalta Arghus, que busca o tricampeonato.

Crédito da foto: AFP | Divulgação | KOKKA Sports - Assessoria em Comunicação

26 de fev. de 2014

ARGHUS | Três anos após deixar interior de Sergipe, zagueiro gaúcho pode se garantir nas oitavas da Liga Europa

Arghus faz a proteção em recente amistoso contra o Shakhtar
A classificação do Maribor à segunda fase da Liga Europa já foi algo inédito para o futebol da Eslovênia. Mas o clube quer mais: poderá se garantir, nesta quinta-feira, dia 27, nas oitavas-de-final da segunda competição interclubes em importância no Velho Continente. Às 15h, a equipe dos gaúchos Arghus e Tavares enfrentará o Sevilha, na Espanha. Precisa vencer ou empatar por um placar igual ou superior a 3 a 3. Se ocorrer empate em 2 a 2, mesmo resultado do jogo de ida, a decisão da vaga vai para a prorrogação. O classificado pega Rubin Kazan ou Betis, que se enfrentarão na Rússia, no mesmo dia. No primeiro jogo, houve empate em 1 a 1.

Arghus, 26 anos, 1,86m de altura, passou pelas categorias de base de Grêmio, Juventude e Atlético-PR. Deixou o país em 2011 após ter conquistado o bicampeonato sergipano (2010/2011) pelo River Plate, de Carmópolis, cidade a 47 quilômetros da capital de Sergipe, Aracaju. Plenamente adaptado à Eslovênia, ídolo da torcida do Maribor, o zagueiro confia que a já bonita história na Europa possa ganhar novos capítulos a partir do jogo desta quinta-feira.

- O clima é muito bom e estamos todos confiantes de que podemos avançar nessa competição. Temos certeza de que será um jogo difícil mas vamos lutar como sempre por essa camisa e dar o nosso melhor para a nossa torcida - afirma Arghus, camisa 44 do Maribor.

Crédito da foto: NK Maribor | Kokka Sports | Divulgação

20 de fev. de 2014

ARGHUS | Loucura eslovena! Dupla gaúcha e torcida fanática empurram Maribor no empate com o Sevilha pela Liga Europa

Fanática torcida do Maribor empurrou equipe do gaúcho Arghus
O Sevilha, bicampeão da Liga Europa quando ela ainda se chamava Copa da Uefa, foi um adversário duro para os eslovenos do Maribor no jogo de ida da segunda fase da competição disputado nesta quinta-feira, dia 20. Jogando em casa, a equipe da Eslovênia, em que jogam o zagueiro Arghus e o atacante Tavares, saiu na frente no primeiro tempo, tomou a virada no segundo, mas conseguiu o empate em 2 a 2.

O clima era todo favorável ao Maribor. A pequena arena do clube, com capacidade para 13 mil torcedores, estava lotada de fanáticos, que davam efeito de um pequeno caldeirão. Eram os mesmos enlouquecidos pelo Maribor que receberam os atletas após a intertemporada como se fosse a festa de um título. Tamanha pressão deu resultado aos 33 minutos, quando, em jogada de Milec, Tavares chutou junto ao poste esquerdo e abriu o placar. Loucura toral no interior da Eslovênia.

A equipe de Sevilha não é tão forte quanto aquela de sete anos atrás, que tinha Daniel Alves e Luis Fabiano, mas mostrou que continua perigosa. Logo aos dois minutos do segundo tempo, os espanhois empataram com o atacante francês Gameiro após jogada do habilidoso meia croata Rakitic, capitão e "dono" do time. Arghus e seus companheiros de defesa teriam mais trabalho pela frente. Aos 26 minutos, Rakitic, sempre ele, cobrou escanteio para gol do argentino Federico Fazio: virada do Sevilha.

REAÇÃO NO FINAL

Tavares comemora seu gol pelo Maribor
A galera do Maribor voltou a sacudir o estádio Ljudski vrt aos 36 minutos com o gol de Vrsic, num belo chute de longe. Ele havia entrado seis minutos antes. Depois disso, o Sevilha retomou a intensidade no ataque, mas Arghus e companhia seguraram o placar. O zagueiro de 26 anos fez apenas uma falta na partida, de acordo com a estatística oficial da Uefa. E teve de suar mais que os defensores rivais. O Sevilha finalizou 11 vezes contra nove do Maribor.

O jogo de volta entre Sevilha e Maribor, dia 27, na Espanha, será às 15h, horário de Brasília. Empate em 0 a 0 ou 1 a 1 classifica o Sevilha. Empate em 2 a 2 leva à prorrogação onde novo empate com gols classifica o Maribor. Empate em 0 a 0 na prorrogação leva à decisão da vaga para os pênaltis. O Maribor perdeu apenas um dos três jogos que fez fora de casa nesta Liga Europa. E obteve uma vitória: diante do Zulte Waregem, na Bélgica, por 3 a 1.

Quem se classificar entre Maribor e Sevilha enfrentará, nas oitavas, Rubin Kazan-RUS ou Betis-ESP. No primeiro jogo, em Sevilha, houve empate em 1 a 1.

Créditos da fotos: NK Maribor / Divulgação / Kokka Sports

19 de fev. de 2014

ARGHUS | Zagueiro gaúcho tenta impedir clássico espanhol na Liga Europa

Tavares e Arghus num café da manhã da intertemporada do Maribor
Será nesta quinta-feira, dia 20, a rodada de ida da segunda fase na Liga Europa, a antiga Copa da Uefa. O Maribor, primeiro clube da Eslovênia a passar da fase de grupos da competição, recebe o Sevilha, da Espanha, às 17h05min, de Brasília. O jogo de volta acontece dia 27. Quem passar desse confronto terá pela frente o também espanhol Betis ou o russo Rubin Kazan. Eliminar o Sevilha significa impedir o clássico da cidade espanhola nas oitavas-de-final.

Uma dupla que iniciou nas categoria de base do Grêmio é esperança do time esloveno. O zagueiro Arghus e o atacante Tavares são titulares da melhor equipe do país na atualidade. Em seu terceiro ano no Maribor, Arghus não para de se surpreender com a paixão do torcedor pelo clube. Na última segunda-feira, uma verdadeira multidão recepcionou a equipe que voltava da intertemporada na Turquia. Com "ruas de fogo", os torcedores roxos - cor oficial do Maribor - deram alento à equipe para o jogo da quinta-feira.

Recepção da torcida do Maribor teve "ruas de fogo"
- Sem palavras para a recepção. É emocionante para mim, como atleta, receber todo esse carinho e saber que temos a confiança de todos que estamos representando.
Podem ter certeza de que darei meu sangue por essa camisa - disse Arghus, que atuou, além da base do Grêmio, na base do Juventude, e nas equipes profissionais de Brasil de Pelotas e River Plate, de Sergipe.

O Maribor está na Liga Europa após a eliminação nos play offs da Liga dos Campeões, para o Viktoria Plzen, da República Tcheca. Na fase de grupos da antiga Copa da Uefa, foi segundo colocado numa chave com o russo Rubin Kazan, o inglês Wigan e o belga Zulte Waregem.

Os jogadores do Maribor pensam exclusivamente no Sevilha desde a parada do campeonato local, dia 8 de Dezembro, devido ao riogoroso inverno esloveno. A intertemporada teve confronto, entre outros, com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia - vitória apertada dos ucranianos por 2 a 1. A retomada da competição nacional será no início do Março. O Maribor lidera.

Crédito das fotos: NK Maribor | Divulgação | Kokka Sports

12 de fev. de 2014

ARGHUS | Shakhtar passa trabalho para derrotar clube esloveno de zagueiro brasileiro

Arghus ganha disputa de cabeça com Eduardo Silva.
Mesmo tendo atuado no dia anterior contra o Partizan, da Sérvia, o zagueiro brasileiro Arghus participou do duro confronto de seu clube, o Maribor, da Eslovênia, diante do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, um dos clubes mais brasileiros da Europa. A partida, integrante da intertemporada das duas equipes, aconteceu nesta quarta-feira, dia 12, no estádio Mardan Palace, na cidade turca de Aksu, banhada pelo Mar Mediterrâneo. Os ucranianos venceram por 2 a 1, gols de Fred e Douglas Costa para o Shakhtar, e do ex-atacante gremista Tavares, para o Maribor.

O ex-colorado Fred abriu o placar aos 27 minutos do primeiro tempo. Dez minutos depois, aos 37, Tavares empatou. O gol da vitória do Shakhtar, com o ex-gremista Douglas Costa, viria aos oito minutos do segundo tempo. Três minutos mais tarde, Arghus concluiu perigosamente e quase empatou. Ex-zagueiro da base de Grêmio e Juventude, ele foi titular do Maribor com a tradicional camisa número 44.

- Estou muito feliz e satisfeito com o jogo que fizemos. O time deles é muito rápido e tem jogadores de seleção como o Bernard. De modo geral, foi um grande jogo e um bom teste para enfrentarmos o Sevilla - afirma Arghus, referindo-se ao adversário espanhol no mata-mata da Liga Europa.

Além de Bernard, convocado essa semana por Felipão para o amistoso entre Brasil x África do Sul, e dos autores dos gols, outros seis brasileiros participaram do jogo pelo Shakhtar: Fernando, Wellington Nem, Ilsinho, Dentinho, Taison e Eduardo da Silva, naturalizado croata.

AGENDA

O último jogo da intertemporada do Maribor será contra o Aarhus, da Dinamarca, na sexta-feira, dia 14. As únicas derrotas dos eslovenos, neste período de preparação, foram justamente para Partizan e Shakhtar. Haviam vencido todos os testes anteriores.

O primeiro jogo da fase pré-oitavas da Liga Europa entre Maribor e Sevilla está marcado para o dia 20 de Fevereiro, próxima semana, na Eslovênia. O confronto de volta, na Espanha, será no dia 27 deste mês. Quem passar, enfrentará nas oitavas o Betis, da Espanha, ou o Rubin Kazan, da Rússia. O campeonato esloveno, parado desde o início de Dezembro, será retomado apenas no fim de Fevereiro. O Maribor é o líder.

O Shakhtar, eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões, também disputa a Liga Europa. Seu adversário, nos dias 20 e 27, será o Viktoria Plzen, da República Tcheca, país que receberá o jogo de ida. Quem passar poderá ter que enfrentar o Lyon, da França. O Shakhtar lidera o campeonato ucraniano, que será retomado apenas em Março.

Crédito da foto: Shakhtar Donetsk | Divulgação | Kokka Sports

2 de fev. de 2014

ARGHUS | Maribor chega à Turquia e zagueiro destaca planejamento do clube

Ao lado de Tavares, Arghus treina pesado na Turquia
Após quase um mês de treinamentos físicos e técnicos mesclados com amistosos pela Eslovênia e países próximos, o Maribor chegou neste sábado à cidade de Belek, naTurquia, para a sequência da intertemporada. O brasileiro Arghus ressalta a importância deste período final que antecede o reinício das competições.  “Estamos repetindo o cronograma do ano passado, que nos rendeu bons resultados. Vamos seguir forcados em todos nossos objetivos para dar alegria à nossa torcida que sempre nos acompanha”, comenta o zagueiro.

Arghus e outros 30 jogadores têm enfrentado um frio intenso durante todo o período. As temperaturas chegam aos 10 graus negativos e a neve é rotina nos treinos. Neste domingo, o trabalho foi em dois turnos e assim deverá ser até o final da preparação, exceto nos dias de amistosos.

E a campanha do Maribor de Arghus nos jogos preparatórios têm sido excepcional. De 15 a 30 de janeiro foram seis amistosos, com seis vitórias, 25 gols marcados e apenas cinco sofridos. “O treinador tem procurado colocar todo o grupo em atividade e a resposta tem sido excelente. As vitórias e o bom futebol apresentado nos motivam ainda mais para os próximos desafios, especialmente o confronto com o Sevilla”, afirma Arghus, ressaltando o confronto de mata-mata da Uefa Europa League, dia 20 de fevereiro, em casa.

Agora, em fevereiro, o Maribor terá outros seis amistosos durante a intertemporada. O próximo será na terça-feira, 4, contra o Gyeongnam FC, da Coreia do Sul. No dia seguinte, os eslovenos encaram o Vaslui, da Romênia.  Para fechar a primeira semana na Turquia, sábado, o jogo é contra o Litex, da Bulgária e, domingo, o rival será o FC Dila Gori, da Geórgia. Os dois últimos testes serão frente aos  sérvios do Partizan, dia 11, e aos dinamarqueses do Aarhus.

Crédito: NK Maribor | Divulgação | Kokka Sports