13 de abr. de 2014

ARGHUS | Zagueiro gaúcho é referência entre jogadores estrangeiros em ex-república iugoslava

Arghus é destaque na principal publicação esportiva da Eslovênia
O zagueiro gaúcho Arghus, 26 anos, foi escolhido pelo Ekipa, principal jornal de esportes da Eslovênia, para representar os jogadores estrangeiros que atuam no futebol daquela jovem república, nascida em 1991, com a dissolução da Iugoslávia. Há três temporadas atuando no Maribor, principal clube do país, Arghus foi entrevistado pelo jornal para matéria que trata dos atletas de outros países com carreiras de sucesso na Eslovênia.

Plenamente adaptado ao leste europeu, o ex-jogador da base de Juventude e Grêmio é elogiado, no texto, por ter chegado como desconhecido e acabado por ganhar espaço pela raça e pela agressividade. O River Plate de Sergipe tinha sido seu último clube no Brasil – havia atuado, profissionalmente, também no Brasil de Pelotas. É grande o número de títulos conquistados em pouco tempo: seis. Foram duas Ligas Eslovenas, duas Copas da Eslovênia e duas Supercopas do país. O atleta participou de edições da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

Cidadão italiano – Arghus teve rápida passagem pelo futebol da Itália, quando muito jovem -, o zagueiro poderá obter a cidadania eslovena quando completar cinco anos morando na Eslovênia. Ele foi perguntado pelo jornalista do Ekipa se não descartaria uma convocação para a seleção local. Arghus disse que aceitaria o chamado.

- A Eslovênia me deu tudo. Sou o que sou hoje por causa do Maribor, mas também tenho sonhos grandes. Não descarto o meu país nem a Itália, porém sei que a tarefa é mais difícil – respondeu Arghus. A seleção eslovena participou de duas Copas do Mundo, em 2002 e em 2010.

Boa parte dos familiares de Arghus mora em Canoas/RS. O zagueiro mora, em Maribor, com a esposa e a filha pequena. O clima tranquilo da Eslovênia agrada ao brasileiro.

- Gosto da segurança. Temos uma vida tranquila e calma, que não tem assaltos. Podemos sair com nossa família para passear sem medo.

NA PRÉVIA DA FINAL, DEU MARIBOR

Gripado, Arghus não participou de dois treinos da semana no Maribor e por isso não atuou no jogo deste sábado, dia 12, contra o Gorica, pela Liga Eslovena. Este será o confronto da final final da Copa da Eslovênia, que será decidida em jogo único, dia 21 de maio. O Maribor venceu por 2 a 0, jogando em casa, e terminou a rodada cinco pontos à frente do Koper, segundo colocado.

O próximo jogo do Maribor pela Liga Eslovena será na quarta-feira, dia 16, contra o Domzale, fora de casa. A competição termina no final de maio – faltam dez rodadas. O Maribor tenta o tetracampeonato. Para Arghus, seria o tri, em três temporadas na Eslovênia.

Foto: Reprodução | Kokka Sports

Nenhum comentário:

Postar um comentário